7º Sôke

Lexip_GmbH_Hokushin_Ittö-Ryü_web_0019

Ōtsuka Ryūnosuke Taira no Masatomo (大塚龍之介平政智) é o Sōke do Hokushin Ittō-ryū Hyōhō e lidera a escola nesta geração actual.

Ōtsuka Ryūnosuke-Sōke nasceu como Lösch Markus em Munique na Alemanha. Desde cedo na sua infância que se sentia fascinado pelas artes marciais e pelo Japão. De forma a poder dedicar-se completamente a aprender o uso da espada japonesa ele inclusive deixou a sua prática de tiro com o longbow Inglês, onde ele habitualmente disparava com arcos com uma força de 130 lbs. Nessa altura não existia nenhuma escola tradicional japonesa de esgrima (koryū) em Munique ou nas proximidades, daí que primeiro tenha começado com esgrima japonesa moderna e Musō Shinden-ryū, um estilo moderno de desembainhar a espada (iaidō). Visto que ele não estava satisfeito com os ensinamentos destas artes marciais modernas devido à sua falta de aplicação prática, decidiu assim ir até ao Japão para poder treinar num koryū verdadeiro.

Pouco após a chegada ao Japão ele tornou-se estudante do Menkyo-Kaiden, Ōtsuka Yōichirō Taira no Masanori, no Shinmeikai-Dōjō do Hokushin Ittō-ryū. Devido à rapidez com que conseguia aprender as técnicas e à sua excepcional devoção, ele foi aceite como uchi-deshi (aluno privado) de Ōtsuka Yōichirō. A partir daquele momento ele passou a dedicar-se todos os dias a várias horas de treino de Hokushin Ittō-ryū, que permitiu a que ele rapidamente melhorasse a sua técnica e se tornasse proficiente na língua japonesa.

Quenado ele regressou à Alemanha, ele recebeu autorização da parte de Ōtsuka Yōichirō para começar um Dōkōkai (grupo de treino) em Munique que rapidamente floresceu. Depois de ter dominado todas as técnicas e filosofias do Hokushin Ittō-ryū, recebeu o Menkyo (Chū-Mokuroku), o quarto de 5 pergaminhos do Hokushin Ittō-ryū, em Janeiro de 2013 da mão de Ōtsuka Yōichirō-Sensei. Juntamente com o Menkyo foi-lhe também dado um Dōjō-Mokuroku (autorização para abrir o seu próprio dōjō).
Em Julho de 2013, Ōtsuka Yōichirō foi nomeado o 6º Sōke do Hokushin Ittō-ryū Hyōhō por Chiba Hiroshi Masatane, o 5º Sōke. A enbu, que antecedeu a nomeação de Ōtsuka Yōichirō para 6º Sōke, foi realizada conjuntamente com Ōtsuka Ryūnosuke. Após ter realizado vários duelos com sucesso, ele foi posteriormente nomeado como Saikō-Shihan (o Shihan mais alto/importante) em Outubro de 2013.

A 12 de Julho de 2014 ele dominou os ensinamentos mais elevados do Hokushin Ittō-ryū e consequentemente recebeu Menkyo-Kaiden (Dai-Mokuroku), a mais alta licença de mestria, das mãos de Ōtsuka Yōichirō-Sōke. Além disso, ele tornou-se o filho adoptivo de Ōtsuka Yōichirō-Sōke e teve a honra de lhe ter sido dado o nome Ōtsuka Ryūnosuke Taira no Masatomo. Nesse mesmo mês  Ōtsuka Ryūnosuke conseguiu arrendar uma nova localização para o Chiba-Dōjō em Munique. Depois da completação da renovação e redecoração do dōjō, Chiba Hiroshi Taira no Masatane, 5º Sōke do Hokushin Ittō-ryū Hyōhō e líder actual da família Chiba, visitou e inspeccionou o novo dōjō, apesar da sua idade já avançada.

A 26 de Março de 2016, Ōtsuka Ryūnosuke foi oficialmente nomeado como o 7º Sōke do Hokushin Ittō-ryū Hyōhō pelo 6º Sōke Ōtsuka Yōichirō. A cerimónia decorreu na Nakano Sunplaza-Hotel em Tōkyō. Ōtsuka Yōichirō-Sōke decidiu passar a escola a Ōtsuka Ryūnosuke, devido às suas “capacidades excepcionais com a espada, o seu profundo conhecimento filosófico e histórico e as suas excelentes capacidades de ensino”. Com isto Ōtsuka Ryūnosuke tornou-se assim o primeiro Sōke não-Japonês de um Koryū.

Ōtsuka Ryūnosuke-Sōke vive com a sua mulher Tomomi, que estuda o estilo com o seu marido, e com o seu filho Ryūichirō em Munich e é pessoalmente responsável por este Chiba-Dōjō. Sendo o sucessor de Chiba Shūsaku  ele passa vários meses cada ano no Japão e no estrangeiro a ensinar de forma a espalhar os ensinamentos do Hokushin Ittō-ryū Hyōhō pelo mundo inteiro.