Equipamento

  • Bokutô: Esta é a espada de madeira usada nos treinos. Em Hokushin Ittô-ryû Hyôhô normalmente usamos o bokutô criado pelo fundador Chiba Shusaku Narimasa. Este bokutô tem o comprimento de 2.5 shaku e pesa cerca de 1 kg. Em comparação com o bokutô standard é mais pesado e mais comprido e tem uma forma mais recta (menos curvatura). Estas características permitem a um aluno aprender técnicas difíceis de forma muito mais fácil e ajuda também a fortalecer o corpo.

 

  • Shinken: Esta é uma espada verdadeira, forjada a partir de aço e com gume. Battôjutsu (técnica de desembainhar a espada) é  treinado com Shinken desde o início.   Kumitachi (treino com parceiro) usando Shinken é apenas praticado quando um aluno atinge um determinado nível.

 

  • Manutenção da espada: Após cada sessão de treino, precisa de tratar do seu próprio Shinken, limpando-o com um pano/papel livre de ácido e oleando-o com um óleo especial para espadas. Depois de Tameshigiri (cortes de teste) ou de um treino puxado, o Shinken também precisa de ser limpo. Para isso é possível usar-se álcool (96%) ou um Uchiko. O Uchiko é uma bola de seda com pó extremamente fino de pedra moída/esmagada.

 

  • Roupa para treino regular: Normalmente um Gi (casaco) e um  Hakama (saia-calça japonesa) são usados. Em Hokushin Ittô-ryû são de algodão e de cor azul (indigo). Por debaixo do Gi pode ser usado um Hadagi. Esta é uma vestimenta leve, branca, de algodão. Debaixo do Hakama um Obi (cinturão largo) é usado. Especialmente no caso de Battôjutsu onde existem muitas formas a começar a partir de Seiza (ajoelhado), joelheiras são recomendadas. Se necessário, Tabi pretas também podem ser usadas.

 

  • Roupa para eventos públicos: Para aparições públicas um Kimono ou Montsuki é usado em conjunto com o Hakama (preto ou às riscas) e Obi. Se tiver, um Haori (sobretudo) a condizer pode ser usado também. O calçado são Tabi brancas e sandálias (Zori ou Geta).

 

  •  Sageo: Um cordão que é preso à Saya (bainha da espada). Principalmente usado para reter adversários derrotados. Algumas técnicas de retenção são praticadas. O Sageo precisa de ser de algodão ou de seda visto que ambos materiais são bastante resistentes e fáceis de atar. Sageo feito de material sintético não é recomendado.