5º Sôke

Chiba Hiroshi Taira no Masatane

Chiba Hiroshi Taira no Masatane é o 5º Sōke da Hokushin Ittō-ryū Hyōhō.

Ele é também o actual líder da família Chiba e o descendente directo do Chiba Sadakichi (1º Sōke), que, juntamente com o seu irmão mais velho Chiba Shūsaku (Kaiso) fundou o Hokushin Ittō-ryū Hyōhō nos inícios dos 1820s.

O Hokushin Ittō-ryū Hyōhō foi passado através da família Chiba por mais de 190 anos desde a sua criação, até que Chiba Hiroshi decidiu em 2013 entregar a responsabilidade de passar a escola como Sōke para a família Ōtsuka. A família Ōtsuka era até essa altura uma das 3 linhas de Shihan da escola, visto que a família Chiba já não estava activamente a ensinar nem treinar desde o período Showa. As três linhas de Shihan existentes eram o Shinmeikai-Dōjō da família Ōtsuka, o Tobukan da família Ozawa e o Otaru-Genbukan da família Konishi. Dessas 3 linhas de Shihan, Chiba Hiroshi escolheu Ōtsuka Yōichirō, líder do Shinmeikai-Dōjō como o único sucessor do Hokushin Ittō-ryū Hyōhō e nomeou-o como 6º Sōke da escola a 1 de Julho de 2013. Nessa altura, eles também reabriram o Dōjō da sua família, o famoso Chiba-Dōjō, fundado em Okemachi, Edo (Tōkyō hoje em dia) em 1848/1849. A seguir a Ōtsuka Yōichirō ter sido nomeado para 6º Sōke do Hokushin Ittō-Ryū Hyōhō, ele foi também nomeado Kanchō do Chiba-Dōjō. A partir daí, o Hokushin Ittō-Ryū Hyōhō e o Chiba-Dōjō são liderados pela família Ōtsuka como a família Sōke oficial.

Chiba Hiroshi ainda apoia a escola na sua posição como 5º Sōke, juntamente com a sua família, no Japão e no estrangeiro. No início de 2016, juntamente com a sua sobrinha Inaoka Mai, que age como apoiante de marketing da escola Chiba Hiroshi apoiou o 6º Sōke Ōtsuka Yōichirō em organizar a cerimónia de atribuição do seu sucessor e filho adoptivo, Ōtsuka Ryūnosuke para a posição de 7º Sōke do Hokushin Ittō-Ryū Hyōhō. A cerimónia de atribuição foi realizada a 26 de Março de 2016 na Nakano Sunplaza Hotel em Tōkyō na presença do 5º Sōke Chiba Hiroshi, de mestres altamente graduados e de praticantes de diversos outros koryū e de kendō moderno, assim como historiadores do período Edo e descendentes de várias famílias samurai importantes do período do Bakumatsu.