História

 

O Hokushin Ittô-ryû Hyôhô (北辰一刀流兵法) foi criado nos anos 1820s (algumas décadas antes do final do período de Edo) pelo samurai Chiba Shûsaku Taira no Narimasa (千葉周作成政). Ele foi um dos últimos mestres de esgrima a ser chamado de Kensei (Santo da Espada).

Chiba Shûsaku nasceu em 1793 numa aldeia chamada de Kesen (hoje em dia parte de Kesennuma) no norte do Japão. Ele foi o segundo filho do samurai Chûzaemon. O seu pai estudou esgrima sob Chiba Kôemon Narikatsu, o fundador do Hokushin Musô-ryû. Existem algumas duvidas/incertezas sobre o período da adolescência de Chiba Shûsaku porque o seu pai mudou a família dele de Kesen para Mito, que era perto de Edo. Devido à sua perícia com a espada, o seu pai viria a ser posteriormente adoptado por Chiba Kôemon e tomaria o nome de Chiba Chûzaemon Naritane. Em criança. Chiba Shûsaku aprendeu Hokushin Musô-ryû a partir do seu pai e mais tarde estudou directamente sobre o seu avô Chiba Kôemon Narikatsu. A partir dessa altura ele começa a usar o nome Chiba Shûsaku Taira no Narimasa.

Alguns anos mais tarde Chiba Shûsaku começou a estudar Ittô-ryû sob Asari Yoshinobu Matashichirô e posteriormente sob Nakanishi Chûbei Tanemasa. Ele casou com a filha de Asari, tomou o novo nome de Asari Shûsaku Narimasa e estava a liderar o Asara-Dôjô juntamente com o seu padrasto. Depois de uma disputa com o seu padastro ele divorciou-se, deixando a família Asari e mudou o seu nome de volta para Chiba Shûsaku. A disputa é dita ter começado quando Chiba Shûsaku derrotou Asari num duelo em frente aos seus alunos.

Depois disto, ele começou a sua Musha-shuyô (peregrinação guerreira), visitou muitos Dôjô e lutou muitos duelos com vários espadachins famosos das mais prestigiadas escolas. As mais conhecidas são as escolas de Shindô Munen-ryû, Jikishinkage-ryû, Maniwa Nen-ryû e algumas linhagens diferentes Ittô-ryû, para além de um sem número de escolas não tão conhecidas. É dito que Chiba Shûsaku nunca perdeu um duelo na sua vida.

Grab von Chiba Shûsaku Narimasa in Tokyo

Depois das profundas experiências pelas quais passou no seu Musha-shugyô, fundou em 1820 a sua própria escola, a Hokushin Ittô-ryû Hyôhô. O nome é uma combinação do nome da arte da sua família, Hokushin Musô-ryû, e das linhas de Ittô-ryû das quais ele tinha mestria.Em algumas partes esta escola é uma forma simplificada da Ittô-ryû mas focando-se na parte fucral das técnicas. Certamente, os métodos de Chiba Shûsakus eram mais fáceis de assimilar que os de outras escolas. Havia o seguinte ditado durante o período do Bakumatsu: “Se alguém precisa de seis anos para dominar (ser mestre) numa escola, ele precisará apenas de três anos para dominar a Hokushin Ittô-ryû.”. Existiram inclusive alunos que receveram o pergaminho  Dai-Mokuroku  (transmissão completa da escola) depois de apenas um ano de treino intensivo.

Os métodos de ensino acessíveis certificaram que a escola ganhasse muita populariedade. No final do período do Bakumatsu (1853 – 1867) a Hokushin Ittô-ryû, juntamente com a Shindô Munen-ryû e a Kyoshin Meichi-ryû, era uma das maiores e mais famosas escolas da espada do Japão (San-Dai-ryû).

Chiba Shûsaku Narimasa morreu de causas naturais em 17 de Janeiro de 1856. Ele tinha 63 anos. Ele foi o primeiro mestre da espada que, como Kaiso (fundador), foi capaz de ver por si mesmo a sua escola crescer para tamanha fama e populariedade por todo o país. Não existe nenhum outro mestre espadachim que tenha consido fazer isto na  história do Japão. A sua campa está situada em Tóquio e pode ser visitada.