6º Sôke

DSC00053-677x1024

Ōtsuka Yōichirō Taira no Masanori (大塚洋一郎平政徳) é o 6º Sōke do estilo Hokushin Ittō-ryū Hyōhō.

Originalmente Ōtsuka Yōichirō aprendeu e dominou o Noda-ha Hokushin Ittō-ryū sob a orientação do 3º Daihyō desta linhagem, Konishi Shigejirō, em Tōkyō. Além disso, Ōtsuka Yōichirō recebeu autorização do Konishi Shigejirō para criar o seu próprio dōjō e, consequentemente, estabeleceu o Shinmeikai-Dōjō, também ele localizado em Tōkyō. No Shinmeikai-Dōjō Ōtsuka Yōichirō espalhou os ensinamentos do Hokushin Ittō-ryū durante mais de 10 anos, mesmo após a morte do seu professor, e dedicou a sua vida completamente aos ensinamentos do Hokushin Ittō-ryū.

Em Julho de 2013  Ōtsuka Yōichirō foi nomeado 6º Sōke do Hokushin Ittō-ryū Hyōhō por Chiba Hiroshi Taira no Masatane, o 5º Sōke da escola e descendente directo do fundador da escola e líder actual da família Chiba, tendo sido considerado como o sucessor meritório de Chiba Shūsaku e Chiba Sadakichi. Enquanto que os ensinamentos da escola foram preservados e transmitidos nas linhagens dos Shihan (e.g. Noda-ha Hokushin Ittō-Ryū), a linhagem principal da escola existia sem ter um grandemestre activo desde o período Taishō. Ōtsuka Yōichirō tornou-se assim o primeiro Sōke a liderar activamente o Hokushin Ittō-ryū Hyōhō desde meados do perítodo Taisho. De forma a preservar os ensinamentos do Hokushin Ittō-ryū na sua forma mais pura para gerações vindouras, Chiba Hiroshi-Sōke escolheu Ōtsuka Yōichirō como o sucessor mais indicado de todos os Shihans existentes de todas linhagens e transferiu a liderança da escola para ele como 6º Sōke e ambos juntos reabrirem e reestableceram o Chiba-Dōjō novamente.

Ōtsuka Yōichirō liderou a escola como 6º Sōke por um período de 3 anos. Durante este tempo ele espalhou o Hokushin Ittō-ryū à volta do globo e vários Dōkōkai (grupos de treino), em diferentes países e continentes, foram abertos segundo a sua liderança.

A 26 de Março de 2016  Ōtsuka Yōichirō-Sōke tornou o seu filho adoptivo e Menkyo-Kaiden, Ōtsuka Ryūnosuke Taira no Masatomo, como seu successor e nomeou-o 7º Sōke do Hokushin Ittō-ryū Hyōhō. Apesar de Ōtsuka Yōichirō-Sōke ainda estar a ensinar activamente em Tōkyō e em estágios fora do Japão, a escola é agora liderada por Ōtsuka Ryūnosuke-Sōke.