Características

A Hokushin Ittō-ryū Hyôhô é um estilo de duelo muito intenso, que se foca em técnicas simples e rápidas onde não se fazem movimentos desnecessários. Controlar a linha central do inimigo com a técnica de Kiri-Otoshi e dominá-lo com tsuki-waza (técnicas de estocada) extremamente rápidas é a assinatura desta ryûha. Os princípios deste estilo são que uma técnica perfeita deve conter defesa e ataque numa só acção.

Uma característica distintiva é também o uso do Bokutô (espada de madeira) que foi desenvolvido pelo próprio Chiba Shûsaku Narimasa. Ele mede 2.5 shaku, tem apenas uma ligeira curvatura e pesa aproximadamente 1kg.

Hidari Jodan no Kamae von Naito Takaharu (1862-1929)

Outra característica é o  uso de uma postura chamada de Hidari Jodan no kamae (or Dai Jodan no kamae) onde o pé esquerdo está à frente e a Kissaki (ponta da espada) está num ângulo para a direita e para trás. Esta postura torna possível de atacar um muito forte Ichi no tachi (primeiro golpe). Se tal ataque for feito correctamente, ele superará um oponente com um único ataque. A técnica é muito difícil de dominar e necessita de vários anos de treino.

Como na maioria das outras linhagens de Ittô-ryû certas katas são treinadas com Onigote (luvas muito revestidas). Tal treino foi sendo cada vez mais descartado até ao final do período de Edo visto que deixou de ser necessário devido à existência do Bogu moderno (armadura de Kendo).

O Hokushin Ittô-ryû Hyôhô é um dos poucos ryûha restantes onde o Kumitachi (treino com parceiro) é ainda executado com Shinken (espadas afiadas). É necessário que um aluno que deseje fazer o exame de Shihan (Chu-mokuroku / Menkyo) seja capaz de executar todas as técnicas com uma espada com gume (Battôjutsu and Kumitachi). Este requisito arriscado garante que a perícia de todos os Shihan mantém-se num nível muito alto.