Genealogia

Part of a Makimono of the Hokushin Ittô-Ryû Hyôhô, which shows the genealogy of the School up to the present day

Parte dum Makimono da Hokushin Ittô-Ryû Hyôhô, que mostra a  genealogia da Escola até ao presente.

 

Devido ao tamanho da escola no período de Edo e as várias licenças de ensino que foram atribuídas, diferentes linhas da Hokushin Ittô-Ryû foram formadas, sendo estas completamente independentes entre si e sem nenhuma ligação entre elas. Estas linhas laterais podem ser vistas como escolas em direito próprio e são chamadas de “***-ha Hokushin Ittô-Ryû” onde o *** é substituído pelo nome da família do fundador dessas linhas. Os líderes das linhas laterais são considerados Daihyô (representantes) da sua linha e não tem qualquer ligação com a linha principal da escola. O título de Sôke pode ser apenas usado pelo líder da linha principal da Hokushin Ittô-Ryû Hyôhô, que foi atribuído pela família Chiba.

No período de Edo havia duas linhas principais da Hokushin Ittô-Ryû Hyôhô. Uma delas era a Edo-Genbukan, o Dôjô do fundador da escola, Chiba Shûsaku Narimasa. A outra foi o Chiba-Dôjô, que foi fundada pelo seu mais novo e igualmente talentoso irmão, Chiba Sadakichi Masamichi. O Edo Genbukan foi encerrado entre o 20º e o 30º ano do período de Meiji (a data exacta é desconhecida). Não existe mais actualmente.

O Chiba Dôjô foi fechado cerca de 10 anos mais tarde pelo 4º Sôke, Chiba Tsukane. A linha familiar continua a existir até aos dias de hoje e a linha de ensino foi continuada pelos alunos das duas linhas principais. Em Julho de 2013, a família Chiba, como descendentes directos do fundador da escola, elegeram Ôtsuka Yôichirô Masanori como o 6º Sôke da Hokushin Ittô-Ryû Hyôhô e reabriram o Chiba Dôjô juntamente com ele. Ele lidera agora a linha principal da Hokushin Ittô-Ryû Hyôhô na 6ª geração.

O nome “Hokushin Ittô-Ryû Hyôhô” está protegido legalmente e não pode ser usado sem a permissão escrita do Sôke.

No site inglês oficial da linha principal da Hokushin Ittô-Ryû Hyôhô e do quartel general da escola na Europa (Chiba-Dojô Munich) tem a listagem de Dôjô e Dôkôkai. Apenas Dôjô e Dôkôkai que estejam listados neste site pertencem oficialmente à Hokushin Ittô-Ryû Hyôhô e estão autorizados para usar o nome e ensinarem oficialmente as técnicas da escola.

 

Linhas principais da Hokushin Ittô-Ryû Hyôhô:

Hokushin Ittô-Ryû Hyôhô [Chiba-Dôjô]

Chiba Shûsaku Narimasa (Kaiso/ Fundador da Hokushin Ittô-Ryû Hyôhô)

1. Chiba Sadakichi Masamichi
2. Chiba Jûtarô Kazutane
3. Chiba Tô-ichirô Kiyomitsu
4. Chiba Tsukane
5. Chiba Hiroshi Masatane
6. Ôtsuka Yoichiro Masanori

 

Hokushin Ittô-Ryû Hyôhô [Edo-Genbukan]

1. Chiba Shûsaku Narimasa
2. Chiba Kisotarô Takatane
3. Chiba Eijirô Nariyuki
4. Chiba Michisaburô Mitsutane
5. Chiba Shûnosuke Koretane

Chiba Shûnosuke Koretane  restaurou o Edo-Genbukan em 1883 com a ajuda de Inoue Hachirô e Yamaoka Tesshû. Ele foi o último líder do Edo-Genbukan e o seu filho Chiba Eiichirô escreveu o livro “Chiba Shûsaku Ikoshu”, que foi publicado em 1942 e no qual afirma na primeira página que o Edo-Genbukan desapareceu sobre o seu pai, o 5º líder, porque ele mesmo, Chiba Eiichirô, não praticava a escola. O Edo-Genbukan foi encerrado entr o 20º – 30º ano do período de Meiji. A data exacta é desconhecida.

 

Impressão digital de Chiba Shûsaku Narimasa

Impressão digital de Chiba Shûsaku Narimasa

 

 

 

 

Linhas laterais da Hokushin Ittô-Ryû:

Hoje em dia existem duas linhas laterais da escola, que foram fundadas por alunos das duas linhas principais. Uma linha é o Tôbukan em Mito. Foi fundada por Ozawa Torakichi, um alunos de Chiba Shûsaku Narimasa de Mito.

Ozawa-ha Hokushin Ittô-Ryû [Mito-Tôbukan]

1. Ozawa Torakichi
2. Ozawa Ichirô
3. Ozawa Toyokichi
4. Ozawa Takeshi
5. Ozawa Kiyoko
6. Miyamoto Tadahiko
7. Ozawa Satoshi

 

A outra linha é o Otaru-Genbukan. Kobayashi Seijirô Sadayuki, um aluno do Edo-Genbukan, estabeleceu o Shiseikan-Dôjô no período de Meiji. Noda Shirô, um aluno de Kobayashi, mais tarde abriu o Otaru-Genbukan em Hokkaido (na cidade de Otaru). Este dôjô não deve ser confundido com o Edo-Genbukan e não possuiu alguma ligação histórica a este.

Noda-ha Hokushin Ittô-Ryû [Otaru-Genbukan]

1. Noda Shirô (fundador do Otaru-Genbukan)
2. Kobayashi Yoshikatsu
3. Konishi Shigejirô (moveu o Dôjô para Tokyo e renomeou-o de Suginami-Genbukan)
4. Konishi Shinen Kazuyuki