Kamon (Brasão)

O brasão da família (Kamon) é uma parte integral de várias artes tradicionais japonesas.

Isto é o mesmo para a Hokushin Ittô-ryû Hyôhô.

Tsuki ni Hoshi

O Kamon mais significativo para a Hokushin Ittô-ryû é o brasão „Tsuki ni Hoshi“  (brasão da lua e estrela)  do clã de Chiba que já o usa por cerca de 1000 anos. A lenda diz que eles adoptaram o Kamon depois de lutarem uma batalha que era impossível de ganharem sendo que nessa altura um meteorito caiu do céu e desfez o exército inimigo. Isto foi considerado como um sinal da Myôken-Bosatsu (divindade budista). Esta divindade é representada pela estrela polar norte (Polaris). Depois deste apoio da Myôken-Bosatsu, o clã de Chiba adoptou o brasão „Tsuki ni Hoshi“ como o seu brasão de família. A partir desta altura, a Myôken-Bosatsu passou a ser considerada como a divindade protectora do clã de Chiba e dos seus vassalos.

A palavra Hokushin é um termo antigo para Hokkyokusei (estrela polar norte), que é o círculo entre as duas pontas da lua crescente no Kamon.

Hokuto Shichisei

Chiba Tsunetane, Daimyô do clã durante a guerra de Genpei (1180 – 1185) fundou a sua própria escola (ryûha), a Hokushin-ryû. Os seus ensinamentos foram transmitidos no clã de Chiba até Chiba Shûsaku Narimasa que por sua vez combinou os ensinamentos da sua família com os ensinamentos da Ittô-ryû e fundou a Hokushin Ittô-ryû Hyôhô. A Hokushin-ryû já não existe actualmente mas os seus ensinamentos encontram-se na Hokushin Ittô-ryû.

Nos Makimono (pergaminhos) da Hokushin Ittô-ryû muitos ensinamentos e técnicas tem uma ligação directa à Hokkyokusei e ao Hokuto Shichisei (ursa maior). Ambas representam Myôken-Bosatsu e a Hokushin Ittô-Ryû Hyôhô. Outra representação é também o brasão „Nanatsu Boshi“ (as sete estrelas da ursa maior).

Maru ni Nanatsuboshi

A técnica mais alta da Hokushin Itto-ryû, a Seiôken (星王剣) que significa literalmente “rei das estrelas” refere-se também à Hokkyokusei. O antigo slogan do clã de Chiba: „Warera wa Hokushin no hito!“ (nós somos o povo da estrela polar norte) é ainda o motto dos estudantes da Hokushin Ittô-ryû e refere-se à protecção concedida pela Myôken-Bosatsu e à lealdade à ryûha.

Na Hokushin Itto-ryû Hyôhô, apenas é permitido aos mais altos Shihan o uso do Kamon Tsuki ni Hoshi. Estudantes mais elevados podem ser autorizados o uso do Kamon Nanatsu Boshi, por exemplo, na ausência de um brasão familiar próprio.