Keppan

"Hokushin Ittô-Ryû Hyôhô / Seisho" Schulregister-Schriftrolle, in welcher alle vollständigen Mitglieder der Schule weltweit Keppan leisten

Para se tornar um membro desta escola não é pedido muito ao início. Principalmente um interesse em esgrima e uma forte motivação para aprender coisas novas.

Mas coisas novas não significa apenas ficar a conhecer algumas técnicas. Um koryû (“escola antiga”) contém muito mais do que isto.

Primeiro que tudo, os termos japoneses que encontramos durante o treino e os quais são essenciais. Se alguém para além disso tiver um interesse na língua japonesa, esse interesse será encorajado em se estudar mais além.

A maioria dos alunos desenvolverá um interesse geral na história do Japão e em especial no período do Bakumatsu, que foi muito importante para a nossa escola.

Felizmente há alguns membros que são bem versados na língua e história japonesa. Assim sendo, as questões serão sempre respondidas de forma competente.

O estudo de koryû deve também desenvolver o sentimento de união entre alunos e professores. Para isto existe um certo instrumento chamado de “Keppan”. Escolas tradicionais de artes japonesas (não apenas de artes marciais) estão normalmente divididas em vários níveis. Pedagogicamente, isto faz muito sentido porque os níveis mais altos não podem ser entendidos sem se ter uma boa fundação. Se um aluno está certo que o estudo da Hokushin Ittô-ryû é algo que ele(a) valoriza podem fazer então o chamado Keppan (juramento de sangue).

Para isto existe um certo pergaminho chamdo de “Seisho-Makimono”. Neste pergaminho todos os membros da Hokushin Ittô-Ryû a nível mundial estão listados, os que tenham feito este juramento antes. Com uma picada expedita de um dedo e a impressão digital no pergaminho, uma pessoa jura cumprir umas determinadas regras relativas à escola.

Antigamente no período de Edo um aluno tinha de fazer Keppan até para começar o treino normal da escola. Nos dias de hoje as regras foram ligeiramente ajustadas. Agora é possível uma pessoa treinar e até receber o pergaminho de Kiriagami da Hokushin Ittô-ryû Hyôhô sem fazer Keppan. Mas para se poder aprender os níveis mais altos e os segredos da ryûha é necessário o Keppan.